Livrando e Revistando

   Alô galeraaaa!!!
   Eis que chegou, enfim, a vez de termos o primeiro post do Livrando e Revistando, onde eu vou mostrar pra vocês aquilo que eu li ao longo do último mês e disponibilizar tanto resenhas quanto fotos com trechos dos textos ou mesmos por inteiro, numa seleção do que achei mais interessante!!
   E bora conferir, enfim, essa baguncinha haha... Ah, e lembrando que você pode visualizar as imagens com mais detalhes clicando sobre as mesmas!


   Neste mês eu acabei focando mais na leitura do jornal de domingo (afinal de contas, a movimentação geral que vem rolando no país e no mundo e praticamente todas as esferas vem merecendo uma atenção especial e uma necessidade constante de atualização) e na leitura de um livro cabeçudão, um revival pra descontrair um pouco entre um livro e outro e um livro que consegue fazer a mistura na dose certa entre o conteúdo denso e um layout diferente de forma a descontrair e dinamizar a leitura.
   Bora começar então com uma breve resenha do livro cabeçudão:


   Este livro de Giuseppe é um daqueles que você tem que ler com certa atenção e, às vezes, recapitular algumas partes por dois motivos: alguns trechos de conteúdo denso e facilidade em se traçar uma análise prática no cotidiano e, portanto, a facilidade em se apreender o conteúdo do livro é relativamente grande!
   Abordando de forma explícita os problemas que existem entre os diversos tipos específicos de atuação dos profissionais da área da psicologia no âmbito da comunicação em massa e apontando interpretações de padrões utilizados pelas mídias para se comunicarem com a massa, Giuseppe Mininni consegue apresentar alguns pontos que, apesar de serem embasados em fatos e produtos italianos, acabam sendo parte da realidade de várias sociedades (muito provavelmente graças à globalização).


   Enfim, o livro "Psicologia cultural da mídia" de Giuseppe Mininni pode ser adquirido na Estante Virtual, Saraiva, Livraria da Travessa e pelo próprio Sesc.
   Vale à pena enfatizar que é um livro que possui uma linguagem que não se restringe a profissionais ou estudantes da área da psicologia ou da comunicação e que possui importantes informações para uma análise crítica mais profunda e concreta sobre os produtos que consumimos diretamente ou indiretamente das grandes mídias.


   Putz, o que dizer deste livro já tão difundido e comentado por ser, com honra ao mérito, um clássico eterno de nosso querido e grande escrito Machado de Assis?
   É um livro que, por mais incrível que pareça, continua sendo muito atual, tanto que já foi/é abordado em escolas, universidades, clubes de leitura e até no âmbito audiovisual (com direito à minissérie "Capitu" gravada e exibida pela Rede Globo)!


   E pra quem ainda tá na dúvida se é uma leitura bacana, não fique: se joga nas palavras de Machado de Assis que te envolvem do começo ao fim!!
   O livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis desta editora, a Martin Claret, pode ser adquirido pela Submarino, Estante Virtual, Livraria da Travessa e pela própria editora Martin Claret.


   E vamos ao último livro deste último mês: "O meio é a massagem" de Marshall McLuhan e Quentin Fiore.


   Numa estética modernista de apresentação da informação verbal com a não-verbal, o livro traça alguns conceitos importantes para o entendimento do que é locutor, receptor, meio e mensagem e qual seria o nosso (no caso, nós leitores e leitoras) papel em relação a todos estes elementos na sociedade.


   Em alguns pontos rola até uma brincadeira na diagramação do livro e uma forma bem diferente de comunicar, como na imagem abaixo:


   Enfim, o livro coloca em prática o conceito de que o meio é a mensagem, de forma a criar um ambiente próprio para a interação entre o locutor e o receptor onde ambos possam comunicar-se sob um mesmo tipo de linguagem específica própria do meio.
   O livro pode ser adquirido pela Estante Virtual, Livraria da Travessa, pela própria editora Ubu ou na Livraria Blooks (que foi onde eu mesma comprei).


   E por fim, mas não menos importante, eu selecionei algumas reportagens/artigos que eu li no último mês nos jornais de domingo da Folha pra compartilhar com vocês: dá uma conferida abaixo (para visualizar as imagens num tamanho maior, basta clicar sobre as mesmas)!!







   E é isso galera!! Espero que vocês tenham curtido esta seleção literária!! E se tiverem alguma dica bacana de leitura, fique à vontade pra comentar aqui no post!!


Curtiu? Acompanhe as novidades do Anônima Mais Conhecida pelo Facebook! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas