Mapa dos Rolês - Amsterdam - Comidinhas

   Fala galera!! Chegamos em mais um post do Mapa dos Rolês!!
   Sábado de verão, vários blocos já ocupando as ruas de Sampa num grandioso esquenta pro Carnaval e o blog vai voltar só um pouquinho no tempo pra te apresentar o que rolou de rango em Amsterdam, exatamente como prometido no último post!!
   Então aproveita pra já pegar alguma coisa pra petiscar e enganar a fome de ver essas delícias circulando na sua tela!!


   Pois é, nem todo mundo é perfeito e consegue manter aquela alimentação maravilhosa quando viaja, né? E na correria entre os museus o que eu mais fiz foi simplesmente ir nos quiosques mais próximos e pegar aquela porção de fritas com maionese ou de "Hot Dog" com cebola frita mega crocante e uns molhinhos muito bem posicionados no sanduba (como vocês podem perceber haha). Eles não relativamente baratos, pique fast-food num ciabata, e não me fazem gastar mais do que 30 minutos entre ir até o quisque, comprar, comer e voltar pro museu. E na boa? Alimenta muito bem e é gostoso!!



   E já que eu iria comer sandubas de qualquer forma, aproveitei pra testar o de vários lugares (e foi tão sacrificante, só que não haha). Se você quer um famoso X-salada com um destaque maravilhoso pra salada, vá ao Cafe Hans - en Grietje: um valor justo, uma sabor delicioso e um chopp no ponto pra arrematar o pedido!!


   Só pra disfarçar o fato de o colesterol já estar indo às alturas no começo do post, rolaram umas maças dessas que você compra no mercado em vem numa sacolinha, sabe? Detalhe: a maçã de lá não é como as maçãs daqui!! Lá a maçã é absurdamente cheirosa, beeem mais firme e tem menos... Como descrever... Menos suco, por assim dizer. Mas vale muito a pena: é gostosa e barata!!


   Sim, isto seria o que chamamos de churrasco grego!! E por lá além de tudo é bem comum: este vem direto do The Doner Company, uma empresa que é pique fast-food e que tem vááárias filiais espalhadas pela cidade. Este eu comi no Centraal Station. E ele é tão gigante e bem recheado que não tive condições de terminar ele haha Aviso pra quem não curte molhos apimentados: o daqui é beeeeem apimentado!!!


   Ops, mais um hambúrger passando na sua tela haha
   Este foi na região da Dam Square, um cantinho bem simples, mas tudo muito bem feito e por um preço justíssimo!! Agora se liga na curiosidade que eu encontrei na geladeira do estabelecimento:



   É exatamente isso que você está imaginando: um famoso Lipton com a opção de um chá gelado e com gás!!! E claro, pra complementar o rolê exótico, uma Fanta de morango com Kiwi!! E à propósito, eu realmente não tive a menor coragem de experimentar essas bebidas esquisitinhas...


   E só pra variar um pouco, bora adoçar um pouco o post: esta maravilhosa pancake com toneladas de chocolate derretido por cima veio direto da Pancakes Amsterdam, próximo da Centraal Station. Bonita demais, né?


   Uma curiosidade: no banheiro da Pancake Amsterdam tem um mural com direito a um cantinho com papel e caneta pra você deixar seu recado por lá!


   É óbvio que eu aproveitei pra deixar o meu, né? E o meu recado, é claro, leva um adesivo meu pra marcar presença haha


   É claro que nem sempre a gente tem tempo e grana pra escolher um lugar bacana pra comer no meio do cronograma corrido e que, mesmo assim, ainda é bom alternar os sandubas com opções relativamente mais saudáveis, né? Então esta opção que consegue unir o útil ao barato são os mercados de lá! O primeiro, que chega a ter pequenas franquias pelo centro, é o Albert Heijn, de onde a salada e suco verde são:



   E também tem o Hema, que na verdade acaba sendo o lugar que vai te salvar a todo momento durante a viagem. Tá procurando por cadeado? Na Hema tem! Esqueceu o casaco ou qualquer outra peça de roupa? A Hema tem! Ficou com fome e queria almoçar/lanchar/jantar algo gostoso e por um preço tranquilo? Na Hema tem uma lanchonete/restaurante! Enfim, cadernos, canetas, livros, sabonetes, recipientes para todas as coisas, um mercado com frutas e verduras e tudo o mais... Sim, a Hema é e tem tudo isso! É do tipo paixão a primeira vista!


   Inclusive, foi lá que eu comprei essa touca lindíssima (o frio tava começando a aparecer o suficiente pra já incomodar a testa e as orelhas descobertas), vários pacotes de Stroopwafel, balinhas de canela, canetas e o cadeado pra trancar a mala!! E tudo num preço bem bom!!


   E existem vários restaurantes, mais afastados do centro, que servem uma comida deliciosa por um precinho que gente, mal dá pra acreditar! Este é o Eethuis Maraba, com opções para todos os gostos e localizado numa rua onde rola uma feira aos finais de semana!!


   E a feira de lá é relativamente parecida com as feiras daqui: vendem-se frutas, legumes, verduras, lanches, acessórios e apetrechos... Aí começa a diferença: roupas e malas usadas são algumas das opções que encontrei por aqui. Isso sem contar que a estrutura das barracas acaba sendo um tanto diferente: tem algumas que possuem nichos que possibilitem que o freguês entre na mesma numa espécie de labirinto entre os nichos.


   Também aproveitei pra visitar o Vondelpark e tomei este café delicioso com um cookie de chocolate branco! E o atendimento? Simplesmente maravilhoso! Apesar do que pequeno acidente que eu causei com o café, as atendentes não fizeram outra coisa além de me tratarem com extrema gentileza!


   E voltando, de novo, para as opções baratas e relativamente saudáveis e totalmente gostosas, existe uma empresa por lá chamada Wok To Walk (aliás, esse tipo de fast-food é uma febre em Amsterdam!) que acaba sendo uma opção mega bacana e prática e por um preço justo de rango: existem filiais em vários lugares e eles são mega rápidos no feitio do pedido! Funciona assim: você escolhe o tipo de macarrão que vai querer, os recheios e o molho, depois opta por um dos toppings (como gergelim, amendoim, etc) do cardápio (este último ingrediente do pedido é gratuito)! Na boa? Viciante!! Foi um dos lugares/opções que mais comi durante a viagem!!


   E acaba sendo bem divertido assistir a equipe fazendo seu prato, inclusive porque, alguns deles, acabam brincando com a caixinha onde colocam o pedido: montam a caixinha e enquanto salteiam o alimento na Wok com uma mão a outra, sincronizada com todo o movimento, atira a caixinha contra o vidro que separa o restaurante da "mini cozinha" e, no tempo exato após saltear a comida uma ou duas vezes, pega a caixinha de volta. Era bem divertido!!



   E agora, preparem-se para descobrir o lugar com o melhor Stroopwafel, os melhores doces e uns salgados bem saborosos também (mas vou destacar o Stroopwafel, já que lá você pode comprar tanto o pacotinho com vários pequenos quanto saborear um feito na hora, quentinho, derretendo!!): Croassanterie - C'est Magnifique (na Leidsestraat)!! Uma pena que não sobrou um Stroopwafel para registrar, mas ao menos deu tempo de registrar este sandubinha que rolou no lanche entre um painel e outro no ADE:


   E por fim, vale lembrar, todo café da manhã eu comi no hostel mesmo (lembra daquela dica pra economizar tempo e dinheiro e inspiração neste post sobre pesquisas? Pois é, olha ele aí na prática!!):


   É realmente incrível como facilita muito a vida o fato de não ter que caçar o café da manhã!!


   Ah, e eu experimentei o Whopper do Burger King de Amsterdam!! Resultado: as batatas de lá são sempre melhores que as daqui!! Na verdade, acho até que o próprio sanduba de lá é melhor do que o vendido aqui... Enfim, aprovado!!



   E, é claro, nos mercados as opções de salgadinhos são relativamente conhecidas (mas eu não cheguei a experimentar nenhum deles pra poder dar meu parecer por aqui):


   E uma coisa bem curiosa é que existem algumas lojas de doces que tem uma vitrine assim:


   Ou assim:


   Difícil de controlar a lombriga, né?
   E antes de finalizar totalmente o post, uma última dica de rolê: existe um centro cultural de apoio às minorias que junta, no mesmo local, um bar, um restaurante (existe um horário específico em que o jantar é servido) e diversas apresentações musicais! Como não podia fotografar o bar em si para não expor as pessoas que lá frequentam eu resolvi tirar uma foto de mim mesma num cantinho no banheiro pra dar uma noção da personalidade do local. Um detalhe que foi demais de bacana: a cerveja custou apenas 1,60 euro!!! O nome do espaço é Vrankrijk é vale muito a pena passar por lá pra conversar com a galera e curtir o ambiente!!



Curtiu? Acompanhe as novidades do Anônima Mais Conhecida pelo Facebook! 😉



Comentários

Postagens mais visitadas