Fita de Cinema - Emma e as Cores da Vida

   Em plena segunda-feira de Carnaval a Anônima chega com um post pra que já pulou demais nos bloquinhos e quer curtir um filme incrível e também pra você que não curte a vibe de pular bloquinhos de Carnaval, mas que provavelmente já zerou a lista de indicações de filmes haha


   Como de costume, eu curto filmes mais puxados pra uma pegada um tanto mais dramática e também curto filmes europeus... Ou seja, a Fita de Cinema de hoje é, basicamente, sobre um filme que junta estas duas coisas com excelência!
   Senhoras e senhores, eu vos apresento Emma e as Cores da Vida!


   A melhor ambientação introdutória que vi nos últimos filmes dedico a este que, engenhosamente, trouxe os primeiros minutos da trama servidos em uma tela preta e alguns personagens conversando entre si sobre a experiência que vivem agora, conosco. Ao longo do filme entenderemos, traçando esta referência direta, como a protagonista vive. Então deixe-me apresentar melhor a protagonista a você, leitora ou leitor: Emma é uma mulher muito firme, independente e que consegue aproveitar muito bem o momento presente. Só mais dois detalhes: ela é osteopata e ela é cega!!



   Neste ponto posso assegurar que os clichês costumeiros da comunicação em massa não são o foco do roteiro escrito e dirigido por Silvio Soldini: aqui encontramos uma mulher que, em sua condição de amante e de cega, tem também sua humanidade emocional exposta, seus medos e raivas e tristezas. Em sua condição de cidadã, é abordada a forma como ela conseguiu conquistar sua independência de forma geral; e em sua condição de tutora de uma adolescente cega, sentimos sua aflição em querer ajudar a garota que ainda nega seu destino e cria um jeito rancoroso de lidar com a realidade.




   E eis que temos também Teo, um publicitário que possui criativos clichês como desculpa para fugir de suas responsabilidades em seu relacionamento fixo (mas longe de estar estável) enquanto busca um tipo de relação que nem mesmo ele sabe qual é. Essa sua busca por um relacionamento estável e não monótono, seguro, mas que não esteja rodeado por cobranças se demonstra não apenas em sua relação com Greta (a namorada de quem vive fugindo, mas com quem resolve "morar" junto), mas também com sua família (isso se faz especialmente claro quando sua irmã liga avisando da morte do pai deles e que ele acaba por negar ir ao enterro).


   Este homem que busca encontrar-se em suas relações humanas, chega a trazer um pouco de morosidade ao andamento do filme em determinados pontos, visto que por não conhecer-se bem acaba por empacar em tomadas de decisão.


   Muito bem, acho que agora chegou o ponto de dar uma esclarecida no que acontece no filme numa ordem minimamente cronológica, já que meio que já conhecemos os personagens principais. Vamos lá: lembra da primeira cena que rola completamente no escuro? Pois bem, é aqui que Emma e Teo se conhecem! Emma é a responsável por comandar esta experiência no escuro para que os convidados (Teo, Greta e mais alguns amigos) entendam, de alguma forma, como é viver como uma pessoa cega. A partir daí, Teo, em uma visita ao shopping, acaba reconhecendo a voz "sexy" (uma característica que ele mesmo mencionou durante a experiência) de Emma. No breve contato que tiveram, ela comenta o fato de ser osteopata e indica a clínica na qual trabalha. E adivinha só o que Teo faz? Agenda uma consulta com Emma.



   Dentre as indas e vindas entre apostas feitas com seu colega de trabalho, as fugas que faz de Greta, os encontros com Emma e a descoberta de novas formas de se relacionar, Teo vai formando sua decisão sobre o que deseja fazer e com quem deseja ficar.



   Apesar de abordar de formas superficiais várias questões socialmente espinhosas, o filme ainda consegue dar certo destaque, mesmo que de forma indireta, as dificuldades emocionais existentes em relacionamentos humanos gerais gerados por preconceitos e pré-conceitos para com pessoas com restrições e/ou deficiências.



   Enfim, vale à pena assistir!! Agora se liga nesta trilha sonora (clique aqui para conferir a playlist completa no YouTube) toda trabalhada na sutileza dos sons contrastando de forma nítida a intensidade emocional e as complicações que cada situação impacta nos personagens do longa metragem:





   E pra ficar completíssimo este post, segue a sinopse do Adoro Cinema:

"Teo é um mulherengo publicitário que divide seu tempo entre a amante, a namorada e a elaboração de mentiras. Um dia seu caminho cruza com o de Emma, uma osteopata cega, e o que começa como mais um mero jogo de sedução se transforma em uma relação inesperadamente íntima."




   E a cereja do bolo: aperta o play pra conferir o trailer (para assistir o trailer com legendas em português clique aqui)!



   Ah, e só mais um detalhe pra te fazer querer assistir ainda mais este filme: a atriz Valeria Golino, interpreta Emma com tal excelência que praticamente ficamos na dúvida se ela mesma não seria cega!! Enfim, espero que tenham curtido a dica da vez!


Curtiu? Acompanhe as novidades do Anônima Mais Conhecida pelo Facebook! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas